terça-feira, 5 de janeiro de 2010

ANSIEDADE, DESÂNIMO E ESTRESSE e suas causas.

Um dos sentimentos que mais atormenta as pessoas na atualidade é a ansiedade. 
Mas afinal de contas, o que é ansiedade, como ela surge, quais seus sintomas?


Dizemos estar ansiosos quando ficamos na expectativa de algo que irá acontecer, onde é necessária a nossa ação ou um fato onde de alguma forma estaremos envolvidos.
A ansiedade surge como resultado da falta de controle das situações, é quando vem o sentimento de incapacidade em conquistar algo no tempo que gostaríamos que acontecesse.

A distância temporal entre o desejado e a sua realização gera a expectativa, a curiosidade e a natural ação da mente em gerar uma pressão interna para agirmos mais rapidamente para saciar essa vontade de conquista do desejado. Começa então um processo de esforço descontrolado para a busca da realização acelerada do que se deseja, muitas vezes gerando o estresse físico e mental.

Ao mesmo tempo em que esse sentimento gera a ansiedade e o conseqüente esforço descontrolado para sua conquista, também vai dando origem ao desânimo quando julgamos que os resultados almejados não são proporcionais; então diminuímos a intensidade das ações, deixamos tudo para depois, priorizamos outras coisas com resultados imediatos e deixamos de cultivar nossos maiores sonhos.
Para prevenir esta auto-sabotagem é necessário entender uma característica intrínseca à mente humana de não reconhecer a dimensão do tempo e de não distinguir a diferença entre a realidade e a imagem mental criada.

Por exemplo, se você começar a pensar numa picanha dobrada no espeto em forma de meia lua, com a gordurinha do lado de fora, assada no ponto que mais lhe agrada, imagine esta picanha tendo acabado de sair do braseiro. Imagine então você cortando uma pequena fatia dessa picanha levando-a até a boca, mastigando vagarosamente, sentindo seu sabor, sua maciez...
Talvez sua boca neste momento esteja salivando. Perceba que não existe nenhuma picanha próxima a você, no entanto seus sentimentos são criados pela realidade criada pela sua mente e não pela realidade presente.


Este conceito é fundamental para evitar o estresse gerado pelo pré-conceito, pelo julgamento precipitado e pelas discussões oriundas de pontos de vista (imagens mentais) divergentes entre pessoas. Perceba que se alguém tem uma opinião diferente, houve uma estratégia mental e toda a criação de uma realidade particular para chegar a tal divergência. 
Para evitar o estresse criado mentalmente pelo silêncio ou a discussão causada pela ansiedade em querer impor sua própria imagem mental (opinião) como verdade absoluta, devemos empenhar esforço em fazer perguntas que ajudem o interlocutor a expor detalhes não verbalizados de seu mundo interior.

O próximo passo é OUVIR com toda atenção e buscar entender a estratégia mental e os fatores que levaram o outro a formar a opinião diferente.
Perguntas do tipo: “O que te levou a tal conclusão?”, “O que especificamente você quer dizer...?”, “Pode me explicar como chegou a tal decisão?”, irão estimular a mente a expor de forma clara e ordenada o caminho para chegar ao resultado da afirmação ou opinião divergente.



Dessa forma minimizamos a ansiedade gerada pela expectativa criada pelas nossas pré-suposições sobre coisas que talvez nunca aconteçam e o estresse gerado em discussões sobre opiniões divergentes, onde no calor da discussão um não ouve o outro
e ambos ficam presos apenas às suas próprias opiniões já pré-concebidas.

Outra causa do estresse e desânimo é a recordação de situações desagradáveis. Nesse caso, a atenção fica fixa no passado onde não temos o poder de agir e mudar.  Quantas vezes desejamos que o tempo voltasse e assim tivéssemos outra chance de agir de forma diferente para experimentar no presente resultados diferentes. 
Esse FOCO em lamentar as ações do passado, muitas vezes é um causador de desânimo se nos permitirmos sentir tristes e fracassados por resultados desagradáveis no presente. O que fazer? MUDAR O FOCO! Devemos fazer perguntas que estimulem a mente a tirar dos acontecimentos os aprendizados; assim, assumiremos o controle de nossas ações no presente evitando a repetição de resultados desagradáveis no futuro.


Perceba, o PRESENTE é o único tempo que nos pertence e onde podemos agir sem estresse e sem ansiedade.
Percebamos que tanto a ANSIEDADE por tudo o que irá acontecer no FUTURO e a tristeza e DESÂNIMO por fatos do PASSADO, ocupam nossa mente e tira a energia
e força para vivermos esse PRESENTE maravilhoso.
Observe que apenas no PRESENTE temos a possibilidade de viver, tomar nossas decisões e plantar as sementes dos resultados que desejamos no futuro.

Talvez uma das palavras mais bem escolhidas para representar o tempo onde estamos no controle e podemos agir – PRESENTE – Logo, aproveitemos esse legítimo presente do Criador que nos permite dia-a-dia viver e plantar as sementes dos frutos do futuro; algumas irão crescer rapidamente, outras demoram um pouco mais, alguns frutos serão doces, outros amargos, mas tudo o que se planta, se colhe!
Se os frutos do presente não são os mais saborosos, que tal plantar outras sementes hoje, para uma colheita mais doce no FUTURO?


Fonte: http://www.opendreams.com.br/noticias.php?id=33

Nenhum comentário: