sábado, 16 de julho de 2011

Mapa mostra por onde passam os cabos submarinos da Internet

Embora a troca de dados entre pessoas e servidores na internet possa ocorrer por satélite e torres de rádio, o principal meio de transporte de dados na rede mundial de computadores são mesmo os cabos submarinos. São cabos de fibra óptica que passam por baixo dos oceanos e ligam países ao redor do mundo.

Já existem mapas com informações e dados que mostram onde os cabos passam, mas até o começo do mês não havia um site que contabilizava e exibia todos de uma maneira simples e que pudesse ser explorada livremente. O programador sul-africano Greg Mahlknecht resolveu criá-lo no ano passado, e no começo do mês ele recebeu uma atualização com melhorias na exibição de dados.

Usando a API do Google Maps, ele montou o Greg’s Cable Map que desde o começo do mês passou a mostrar não só as atuais ligações submarinas da internet como também os futuros cabos que serão instalados. A nova versão do site também mostra quantos cabos chegam e saem de quais cidades, qual a empresa responsável por ele, qual o seu tamanho e quanto de banda que ele fornece, dentre outros dados.
Greg diz que encontrou a maioria das informações que precisava na Wikipedia e buscando no Google.

Nenhum comentário: